19March2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

África

Em 2007, as Irmãs Franciscanas Bernardinas da Província Imaculada Conceição no Brasil voltaram para Moçambique na pessoa da Irmã Maria Célia Sousa. As Irmãs já trabalhavam naquele pais mas foi necessário de sair de lá por causa da guerra civil. Ir. Maria Célia, cearense, foi junto com um grupo de padres, religiosas e leigas com o apoio do projeto nordestino Além Fronteiras. Em 2011, a Província respondeu ao apelo do bispo de Lichinga, dom Élio Greselin, para continuar a missão através de uma presença bernardina mais permanente. Com isso, foram as Irmãs Zenóbia e Lenódia Melz para juntar com a Ir. Maria Célia e abrir a nova fraternidade: São José de Nipepe, que foi oficialmente inaugurada no dia de São José, 19 de março de 2012.

Lá as irmãs trabalham com um centro de nutrição, que ajuda crianças desnutridas, e  também nas pastorais das comunidades. A Irmã Maria Célia voltou para o Brasil em 2012 e em 2013 foi uma outra cearense, a Irmã Helena Marinho de Melo.

Para assistir videos sobre o trabalho das Irmãs Zenóbia e Lenódia, é só seguir os links (clique encima dos nomes delas).

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726