19March2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Rio Grande do Sul

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre

Colégio Maria Imaculada

Escola Menino Deus

Fraternidade Missionária Franciscana Bernardina

São 5, as Fraternidades na área municipal de Porto Alegre:

Casa Provincial - Fraternidade Imaculada Conceição - onde o trabalho da província é feito; a Fraternidade Santa Inês de Assis, que é a Sede da Associação Brasileira Cultural e Beneficente; a Fraternidade Menino Deus; a Fraternidade Maria Imaculada, que fica perto do Colégio; e a Fraternidade Nossa Senhora das Graças, que fica no bairro Cristal e onde as irmãs trabalham com a Creche Casa de Nazaré.

Canoas

A Fraternidade Clara de Assis funcionou em Canoas de 1998 até 2013. O projeto social "Luz e Ternura" continua, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Tapes

·A Fraternidade fechou em 2012, mas o projeto social "Santa Clara" continua atendendo 40 crianças.

Viamão

Casa de Retiro São Bernardino com uma Fraternidade de três irmãs para atender os grupos que aproveitam da Casa.

A Província abriu formalmente, no dia 20 de maio de 2012, a nova fraternidade Sagrado Coração de Jesus, que acolhe e cuida das irmãs idosas e/ou doentes. É um lugar de tranquilidade para as irmãs depois de uma vida de entrega e serviço a Deus e ao povo.

Barra do Ribeiro

Escola São José

A Fraternidade São José, que fica ao lado da Escola, trabalha na Pastoral da Educação da própria escola, além de outros serviços na comunidade e paróquia. Também tem o projeto social "Arcoiris".

Caxias do Sul

A Fraternidade Madre Verônica existe desde 2000. As irmãs trabalham com várias projetos na comunidade, um daqueles sendo Mão Amiga, que consegue vagas em creches particulares para crianças cujos pais trabalham mais não conseguem vagas públicas.

A fraternidade também é casa de formação para noviças e aspirantes do Sul do pais.

Dom Feliciano

A Fraternidade São José em Dom Feliciano é o berço da Congregação Irmãs Franciscanas Bernardinas no Brasil. Por muitos anos, a congregação mantinha o hospital São José e a farmácia vizinha.
Atualmente, o hospital fica a responsabilidade da Prefeitura, com as irmãs ainda responsáveis pela farmácia e o projeto social "São Francisco". As irmãs continuam ativas na paróquia e na comunidade.

 

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726