29March2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Festa de São Bernardino

SÃO BERNARDINO DE SENA

Nasceu em Massa perto de Sena, Toscana, Itália em 8 de setembro de 1380 e morreu em Áquila, em 20 de maio de 1444; foi canonizado pelo Papa Nicolau V em 1450. Filho do governador de Massa, Bernardino, foi colocado aos cuidados de uma tia após a morte de seus pais em 1386. Ela cuidou, com muito carinho, de sua educação.

 

Quando uma praga atingiu Sena em 1400, Bernardino se ofereceu para tomar conta do hospital e sua generosidade, coragem e piedade fizeram dele um herói. Reuniu 12 amigos que arriscaram suas vidas para o ajudarem neste serviço aos doentes. Durante os meses mais pestilentos, Bernardino organizou um serviço de resgate e trabalhou sem descanso. Vários de seus companheiros morreram ao contraírem a doença e algumas fontes dizem que ele também a contraiu, mas conseguiu milagrosamente se salvar. Ele ainda cuidava da sua tia cega e até ela falecer aos 90 anos.
Tomou o hábito em 8 de setembro de 1402 num Mosteiro Franciscano em Colombaio, perto de Sena. Em setembro de 1404, foi ordenado sacerdote e mudou-se para Florença. Nos 12 anos seguintes, pregou sem cessar. Em Milão, em setembro de 1417 fez o seu primeiro sermão em uma igreja e sua eloquência e fervor atraíram uma multidão tão grande que teve de fazer o sermão fora da igreja.
Ele cobriu metade da Itália, geralmente a pé pregando duas a três horas por dia e frequentemente dando vários sermões em um só dia, geralmente em um púlpito fora da igreja porque as multidões eram muito grandes.
Mandou fazer cartões com as iniciais do Nome de Jesus, IHS (as três primeiras letras do Nome de Jesus, em grego) e foi pregador incansável da devoção e veneração deste Nome.
Em 1442, mesmo com a saúde abalada, Bernardino insistiu em uma última jornada missionária. Começou em Massa em 1444 onde pregou por 50 dias consecutivos Embora estivesse morrendo, ainda foi para Nápoles onde pregou, e depois ainda foi para Áquila e Ambruzzi, onde finalmente morreu.
A sua tumba em Áquila logo passou a ser um local de peregrinação e de muitos milagres. Ele foi um dos maiores pregadores do século XV. É chamado de "Pregador do Povo" porque seus sermões eram cheios de vívidos exemplos populares.


Para reflexão:
1. Até que ponto a dedicação de Bernardino à pregação do Evangelho me desafia?
2. Desejo saber mais a respeito da devoção ao Nome de Jesus e cultivar esta devoção?
3. Que apelo me faz o compromisso de Bernardino com os doentes, pobres, marginalizados?

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726