20April2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Celebrações Congresso Clariano em Canindé

Congresso Clariano em Canindé

Por volta de 17 Irmãs Franciscanas Bernardinas participaram no Congresso Clariano em Canindé, CE, do dia 9 a 11 de agosto de 2012. O evento foi realizado pela Família Franciscana do Brasil no ocasião dos 800 anos do carisma de Santa Clara. Com palestras, celebrações, danças e outros eventos, o Congresso marcou a vida da Ir. Joicilene (esquerda, com Irmãs Aureni, Rita de Cássia e Verônica). Leia mais para sua reflexão e mais fotos....

 

Ir. Joicilene diz: Santa Clara de Assis e de hoje: caminho de unidade (Tema do Congresso)
Foi um momento encantador, de muita riqueza para a familia franciscana, encantei-me com beleza e amor que Frei Vitorio Mazzuco falou de nossa querida Santa Clara.
Clara deixou sua condição de nobre para ser serva, tornou se plantinha de São Francisco. Falou de Clara como mestre e mãe. Clara tinha uma unidade com seu amado a ponto de se transformar no que amava: O amor! Deus é o esposo da alma de cada ser humano. A espiritualidade de Clara é dos esponsais, canticos dos cantos, em suas cartas à Inês de Praga carta deixa bem claro que se não amamos a raiz desse amor, nós não somos nada: "Não perca de vista seu ponto de partida". O verdadeiro caminho da unidade é a mais profunda união com Deus infinito que nos ama.
Tivermos uma programação tensa mas muito gostosa, com um belissima celebração conduzida por Dom Antonio, no dia seguinte fizermos a memória do caminho feito por Francisco da Basílica ao mosteiro para visita Clara, lembrado: o presépio, altar e cruz de Jesus. Tivemos palestras, apresentações que chamamos de perfeita alegria, missas, páscoa de Santa Clara e encerramos com a missa e a ciranda de Santa Clara conduzida por Zé Vicente. Foi um momento de muita graça e revigoramento da familia franciscana.

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726