18April2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Celebrações Toda a Família em Casa

Toda a Família em Casa

Que alegria foi, ter a Família Franciscana completa, presente no Congresso Clariano do Rio Grande do Sul! Nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, na ESTEF, se reuniram mais de 170 representantes das 3 Ordens Franciscanas: a Primeira Ordem (Ordem dos Freis Menores e dos Freis Menores Capuchinhos), a Segunda Ordem (Irmãs Clarissas), a Terceira Ordem Regular (várias congregações de irmãs, inclusive as Irmãs Franciscanas Bernardinas), a Terceira Ordem Secular (leigos e leigas que seguem a Regra da Terceira Ordem Secular) e outros leigos e leigas colaboradores das escolas e dos projetos franciscanos. E o motivo? A celebração dos 800 anos do Carisma de Santa Clara de Assis. Leia mais para a programação e mais fotos desse evento tão significativo para a Família Franciscana.

 

Começou o dia 20 com a abertura, a foto da qual está em cima. A oração inicial foi dirigida pelo JUNIFRAN (organização dos junioristas franciscanos).
Logo depois, foi apresentado o conteudo da manhã: Clara e seu Contexto Histórico. Os freis José Bernardi e Irineu Trentin muito claramente abriram os olhos dos participantes, aqueles aspectos do mundo de Clara e Francisco que formaram a sua espiritualidade. Para ler o contexto, é só abrir o blogspot da FFBRS: www.ffbrs.blogspot.com.br Na parte da tarde, Ir. Mônica de Azevedo fez uma apresentação: Biografia e Cartas de Santa Clara, cujo contexto também se encontra no blogspot.

O dia terminou com a celebração da Missa na Capela do Convento São Damião das Irmãs Clarissas. O Presidente da Celebração, Frei Éderson Quieroz, OFMCap., Presidente da Família Franciscana do Brasil, falou do testemunho forte das Irmãs Clarissas no mundo atual. As Irmãs falaram da alegria de receber o congresso em seu convento e, no final, cantaram a bênção de Santa Clara para todos os participantes.

O dia 21 começou com a oração dirigida pelo NOVIFRAN (noviças franciscanas). O frei José Carlos Pedroso apresentou o contexto: Espiritualidade e Contemplação Clariana, o conteúdo do qual tirou do seu novo livro Abrace o Cristo Pobre e respondeu às perguntas dos participantes.

Para amarrar o congresso, o frei Arno Frelich dirigiu os participantes num momento de integração, depois do qual a Equipe de Integração também apresentou os pontos mais importantes do conteúdo.

O plenário sugeriu muitas possibilidades para ações concretas. Uma delas, aceita plenamente pelo grupo grande, foi a idéia de um evento público no tempo de Natal.

A Missa de Encerramento aconteceu na Paróquia São Francisco. Presidida pelo Bispo Dom Jaime Spengler, OFM, a Missa contou com a presença dos congressistas e também dos leigos e leigas daquela paróquia.Paz e bem para todos e todas!

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726