19April2024

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Geral Rumo ao Jubileu 2

Rumo ao Jubileu 2

Ir. Universina Ferreira de Castro, conhecida por Ir. Aparecida, vai fazer seu Jubileu de 60 anos da Vida Religiosa com as Irmãs Franciscanas Bernardinas no dia 11 de novembro de 2012 em Porto Alegre.

Ir. Aparecida é natural de Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, a quinta de uma família de três irmãos e três irmãs. Seu pai era operário. Sua mãe faleceu quando a pequena Universina tinha 5 anos e a irmã mais nova, só 2. A trajetória da Irmã desde então, até entrou no postulantado em 1951, é muito interessante. Pedimos a Ir. Aparecida responder a algumas perguntas sobre isso. Leia mais para conhecer mais...

 

De onde vem? Fale um pouco sobre sua família.

Ir. Aparecida: Sou natural de Pelotas. Morava no interior. Quando a mãe faleceu, minha irmã mais velha, aos 13 anos, cuidava de nós duas mais pequenas. Depois, uma tia nos levou para a casa dela. Ela já tinha 7 filhos próprios e outros familiares em casa, por isso eram muitas pessoas para se cuidar. Com meus 9 anos, fiquei no Instituto (orfanato) das Irmãs (Irmãs do Sagrado Coração).

O que foi que a atraiu para as Irmãs Franciscanas Bernardinas?

Ir. Aparecida: Não as conheci no início. Quando mocinha, trabalhava numa escola no interior. Foi uma escola de uma família rica que a mantinha para educar moças do interior. As Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado aceitaram um contrato para ensinar na escola, mais não moravam lá pois realmente, a educação não foi o carisma delas. Elas trabalhavam mais com os índios. Eu fiquei encantada com elas e pensava em entrar naquela congregação. Meu trabalho era de cuidar das moças, à noite e nos finais de semanas. Todos os dias, eu atravessava a estrada às 6 horas da manhã para ir à Missa no Sanatório que era dirigido pelas Irmãs Franciscanas Bernardinas. Gostava muito do jeito delas rezarem. Uma delas me levou para Camaquã para ser aceita na congregação.

Qual foi seu trabalho ao longo dos anos?

Ir. Aparecida: Nunca achava que ia ser enfermeira, mas a Ir. Cantalícia pediu que eu fizesse os estudos e o treinamento para ser. Por primeiro, fiz o curso de auxiliar de farmácia, pois naquele tempo as irmãs do hospital manipulavam todos os remédios. Mais tarde, fui enviada para São Paulo para terminar meu curso superior, enquanto fazendo o curso técnico de enfermagem. Isso levou 3 anos.

O trabalho no qual se sentiu mais realizada e por quê.

Ir. Aparecida: Tratar com os doentes com amor e carinho. Trabalhei em vários hospitais em Tapes, Canela, Caxias, São Paulo e Dom Feliciano. As horas eram longas e o trabalho era duro. Depois de cuidar dos doentes, precisávamos de lavar os corredores do hospital. Não tinha esfregão, a gente ajoelhava e limpava com as próprias mãos.

Os versos da Bíblia que têm mais significado para você hoje e por quê.

Ir. Aparecida:

"Mulher, ninguém te condenou?" "Ninguém, Senhor." "Nem Eu te condeno. Vai em paz e não tornes a pecar." (Jo 8,10-11)

"Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?" (Jo 4,29)

"Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou." (Lc 7,44)

Estas histórias me tocam profundamente porque falam da misericórdia de Jesus, que não condenava. Só Deus tem direito de julgar as pessoas. O que Jesus diria hoje, frente toda a política atual? Condenaria? Acho que não...

O que gostaria de dizer para uma vocacionada de hoje?

Ir. Aparecida: Se de fato sente inclinação de ser religiosa, é seguir a Cristo, sendo fiel a Ele em todas as circunstâncias de sua vida. Seguir é um seguimento exigente que desafia a nossa personalidade.

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726