16May2022

Irmãs Franciscanas Bernardinas

Evangelizando em nome de Jesus

Você está aqui: Home Notícias Geral Fazendo Memória

Fazendo Memória

Com o falecimento da nossa querida Ir. Lourdes Teresinha Molin no dia 15 de agosto de 2013, fazemos memória dela, colocando o depoimento que ela mesma fez. Ela faz parte da turma das Irmãs Franciscanas Bernardinas que neste ano celebram seus 50 anos da Vida Religiosa.

 

Depoimento da Irmã Lourdes Molin para o site da Província por ocasião dos 50 anos de Vida Religiosa
Celebração prevista para o dia 10 de novembro de 2013

"Eu, Irmã Lourdes Molin, nasci no dia 07 de junho de 1941. Sou natural de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Pertenço a Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech. Sou filha de João Molin e de Natalina Novelo Molin. Meus pais tiveram nove filhos: cinco mulheres e quatro homens.


Deus agraciou nossa família com duas vocacionadas para a Vida Religiosa Consagrada Franciscana Bernardina: Irmã Inez Molin ( Irmã Cláudia ) e eu. Considero uma família simples e pobre e neste ambiente cultivamos os valores evangélicos. A minha vocação se manifestou em contato com as Irmãs Bernardinas no Hospital Fátima de Caxias do Sul. Em 1958, conheci Irmã Charles, uma missionária americana, visitando os pacientes, no hospital. Dali iniciou meus contatos com as Irmãs Bernardinas e minhas etapas de formação. Entrei no Postulantado dia 11 de fevereiro de 1962 e no Noviciado no dia 08 de janeiro de 1963. Fiz minha Profissão Temporária no dia 09 de janeiro de 1964; e minha Profissão Perpétua no dia 11 de janeiro de 1968.


Minha atividade principal foi enfermagem hospitalar e especificamente cuidados com as Irmãs idosas e doentes. Creio que o maior desafio foi de trabalhar no hospital de Itapipoca no Ceará de julho de 1981 a 1984. Era uma cultura diferente e a própria carência de recursos financeiros."


Em 1988, junto com Irmã Inez Duengersleber Irmã Lourdes, celebrou o seu Jubileu de Prata. Este ano com muita alegria e entusiasmo, ela estava se preparando para celebrar o seu Jubileu de Ouro no dia dez de novembro de 2013. Estava previsto uma semana de missão na Paróquia de Ana Rech com a equipe de Animação Vocacional, o SAV.


Irmã Lourdes tinha preferência por certos versículos bíblicos que lhe animavam e lhe fortaleciam:

" Sem Mim, nada podeis fazer." (Jo 15,5)

"Trazemos, porém, este tesouro em vasos de argila, para que esse incomparável poder seja de Deus e não de nós." ( II Cor 4,7)

" O chamado é dom de Deus!"

 "Tende fé e Confiança e tudo vos sairá bem!" (Madre Verônica)

Galeria de imagens

 

 

 

Informações

Rua Miguel Couto, 457
Bairro Menino Deus
Porto Alegre-RS
Telefone: 3233-9726